"> Daimler Chrysler lança caminhão eletrônico no segmento de de 13 toneladas

 

Autos - 14/12/2002 - 12:39:27

 

Daimler Chrysler lança caminhão eletrônico no segmento de de 13 toneladas

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

• Nova caixa de mudanças Mercedes-Benz G-60 • Melhor desempenho e velocidade operacional • Maior plataforma de carga   DaimlerChrysler do Brasil estará lançando em janeiro de 2003 um novo caminhão eletrônico destinado ao transporte de cargas rápidas na distribuição urbana e nas curtas e médias distâncias rodoviárias. É o médio Mercedes-Benz 1318 de cabina avançada com 13.500 quilos de peso bruto total - a maior capacidade de carga em sua categoria, até 330 quilos a mais que a de seus concorrentes, e plataforma de carga também cinco por cento maior. O novo caminhão 1318 admite diversas carroçarias como baús, carroceria aberta e furgão frigorífico, para suprir as necessidades de atacadistas e distribuidores que buscam veículos ágeis e transportadoras que operam no regime just-in-time. Para quem transporta maiores cargas e volumes, o novo 1318 pode receber terceiro eixo montados pelos fabricantes de implementos e alcançar 21.300 quilos de peso bruto total. Também pode ser usado como tanques, básculas, caçamba de entulhos, plataforma de auto-socorro entre outros. Este lançamento mostra a confiança da empresa nos veículos comerciais com motorização eletrônica que já representam 40% das vendas da marca. Os caminhões médios têm uma participação de 12% do mercado total. Nesse segmento, a marca Mercedes-Benz atua com dois modelos eletrônicos, o 1215 C e o L 1218 EL, que deverão encerrar o ano com uma participação de trinta e dois por cento. Garantia da marca Um dos destaques do 1318 é a composição do trem-de-força, motor, câmbio e eixo motriz, todos da marca Mercedes-Benz. “Dessa forma, a DaimlerChrysler reafirma sua condição de fábrica de caminhões que garante seus próprios agregados”, ressalta Gilson Mansur, diretor de Vendas Veículos Comerciais da DaimlerChrysler. O motor eletrônico OM 904 LA que equipa o caminhão 1318 oferece potência de 170 cavalos e o maior torque entre os caminhões médios, 67 mkgf em faixa plana de 1.200 a 1.500 rotações por minuto. Testes comparativos dessa motorização demonstraram uma economia de até 16 % no seu consumo de combustível. A caixa de mudanças é a Mercedes-Benz G60 produzida pela Daim-lerChrysler em sua recém inaugurada linha de câmbios em São Bernardo. Das seis marchas sincronizadas, as quatro primeiras tem sincronização dupla, o que suaviza o esforço nas trocas para frente e na marcha ré. “A combinação do motor com o escalonamento das marchas contribui para o veículo ter um excelente desempenho com um baixo consumo de combustível”, explica Luso Ventura, diretor de Desenvolvimento do Powersystems da DaimlerChrysler. Completando o trem-de-força, o eixo traseiro é o Mercedes-Benz HL-4 tendo como opcional o HL-5 de dupla velocidade, que propicia melhor desempenho em aplicações mais severas e em casos em que os veículos recebem o terceiro eixo para transportar mais carga. O sistema Top Brake mais freio motor é exclusivo da marca e está disponível de série no novo 1318, constituindo em diferencial na categoria dos caminhões médios. O Top Brake, que pode funcionar isolado ou em conjunto com freio de serviço, poupa as lonas para frenagens de emergência, mantém a velocidade máxima nos declives acentuados, reduzindo o tempo de viagem e contribuindo para diminuir o consumo de combustível. A suspensão dianteira e traseira com feixes de molas semi-elípticas, amortecedores de dupla ação e estabilizador na dianteira asseguram o conforto dos ocupantes e a segurança da carga. O sistema de freios é tambor tanto na dianteira quanto na traseira acionado a ar comprimido de dois circuitos. A pressão de trabalho é de 10 bar e dispõe de dois reservatórios de 40 litros e um de cinco litros e o exclusivo secador modular APU, air processing unit. Conforto da cabina A cabina avançada de reconhecidas vantagens pela visibilidade, pelo reduzido círculo de viragem e pela suspensão, tem no 1318 o diferencial da marca Mercedes-Benz, que sempre buscou melhorar o conforto e a segurança dos ocupantes de seus veículos. A suspensão da cabina tem molas parabólicas transversais, amortecedores e coxins; a colocação dos degraus e o ângulo de abertura das portas tornam o acesso mais confortável se comparado com os demais modelos de cabina avançada do mercado. O conforto da cabina é assegurado pelo espaço interno que facilita a movimentação do motorista e dois acompanhantes, pelos diversos compartimentos para objetos e o painel integrado de fácil acesso aos instrumentos. O motorista encontra também na cabina do 1318 o cinto de segurança de três pontos, encosto de cabeça e revestimento nos três assentos em tecido mais pano couro. Os assentos são ergonômicos e reguláveis no assento e no encosto; e a posição de dirigir é agradável com o volante de direção bem posicionado na inclinação, diâmetro e empunha-dura. Os pedais da embreagem e do acelerador possuem suavidade nos esforços de acionamento e estão em posição ergonômica.

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