Com 47,4% de participação nas vendas, no acumulado de janeiro a outubro último, a General Motors do Brasil é a líder do mercado brasileiro de táxis. Para chegar a esta privilegiada situação, a empresa disponibilizou modelos estratégicos para o segmento, como o Astra Sedã e o Corsa Sedã, ambos a álcool, os mais vendidos pela montadora no País.
Os dois sedãs representam, aproxi-madamente, 85% dos táxis vendidos pela GM do Brasil. Os 15% restantes estão divididos entre os Chevrolet Vectra, Zafira, Blazer e o novo Corsa — todos movidos a gasolina. No total foram comercializados, de janeiro a outubro, 9.331 veículos, com destaque para o mês de setembro: 1.176 carros, o equivalente a 51,19% do mercado.
Astra táxi 2003
Com um desenho totalmente novo, o modelo 2003 do Astra Sedã Álcool já está disponível na Rede Chevrolet. A versão desenvolvida especificamente para o segmento de táxis inclui ar-condicionado, vidros elétricos, espelhos e travas elétricas, alarme, direção hidráulica, coluna de direção regulável e mostrador digital para temperatura, hora e calendário.
O novo Astra possui o maior porta-malas da categoria — 460 litros -, uma vantagem a mais para o taxista, enquanto seu motor 1.8 provou, na prática, inquestionável resistência. São 110 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 16,8 mkgf a 2.400 rpm. Soma-se a isso o novo design, com frente e traseira totalmente remodeladas e linhas que conferem ao carro um aspecto ainda mais robusto.
Outras novidades do Astra: faróis (com elementos distintos), onde o baixo tem lente em vez de refletores, e capô do motor e pára-choques dianteiro e traseiro redesenhados. Também foi redesenhada a tampa do porta-malas que, em conjunto com as lanternas, formam um visual limpo e agradável. Novos emblemas realçam a identificação do veículo.
Corsa sedã álcool 1.0 litro
Outro campeão de vendas no segmento de táxi, o Corsa Sedã a álcool, foi batizado de “Classic” em sua versão 2003. Este veículo, um dos maiores sucessos de vendas da GM do Brasil, substituiu a série especial Milenium e oferece ao consumidor a melhor relação custo-benefício entre os automóveis disponíveis no segmento dos sedãs econômicos. Em versão única de acabamento, o Corsa Classic é produzido em série, desde a segunda quinzena do mês de junho, no Complexo Industrial Automotivo de São Caetano do Sul. O novo modelo é bastante completo com relação aos itens de segurança, possuindo barras de proteção contra impactos laterais, cintos de segurança dianteiro e traseiro laterais retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, “brake light”, trava de segurança suplementar nas portas traseiras (para crianças) e coluna de direção com trava mecânica.
Desde seu lançamento, o Corsa, na versão sedã, sempre foi um dos modelos mais vendidos do mercado, principalmente os equipados com motor 1.0 litro. O modelo Corsa Classic 2003 é a continuidade do sucesso do Corsa sedã no Brasil, que sempre agradou ao consumidor por oferecer o melhor custo-benefício da categoria, agregando economia à tecnologia, conforto, espaço interno e amplo porta-malas — bem ao gosto do taxista, que prefere carros sedãs com bom espaço para bagagens.
|